Quais são as principais características das sequências didáticas produzidas no âmbito do projeto de extensão tecnologias emergentes?

Autores

  • Gabriella Rocha Diniz
  • Juliana Maria Sampaio Furlani

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-16

Palavras-chave:

ciências da natureza, educação básica, formação continuada de professores, tecnologias digitais da informação e comunicação

Resumo

As sequências didáticas foram elaboradas por um total de 405 professoras e professores que finalizaram os cursos do projeto e produziram um total de 211 sequências didáticas. Por ano, o número de concluintes dos cursos foram 98 em 2017, 72 em 2018, 154 em 2019 e 81 em 2020. Com relação ao total de SD produzidas, os resultados mostraram que elas foram majoritariamente produzidas para o Ensino Fundamental, correspondendo a 66,3% do total das SD, quase que igualmente distribuídas entre Ensino Fundamental I e II. Em seguida, 16,6% das SD foram destinadas ao Ensino Médio, 6,6% para a Educação Infantil e 6,2% para formação de professores. Apenas 4,3% foram destinadas a mais de um público. As áreas do conhecimento contempladas foram, em sua maioria, na área das Ciências Humanas (35,1%), seguida pelas áreas das Ciências da Natureza (24,6%) e Linguagens (18%). O restante (22,3%) distribuiu-se entre as áreas da Matemática, Interdisciplinar e para o uso de Tecnologias digitais no ensino. De forma específica para a área das Ciências da Natureza, foram 52 SD, tendo o Ensino Fundamental como principal público-alvo (67,3%). Para a Educação Infantil foram 9,6%, 21, 2% para o Ensino Médio e 1,9% para mais de um público-alvo. Não foram feitas SD da área de Ciências da Natureza destinadas à formação de professores. Quanto ao tema abordados nas SD dessa área, o que mais apareceu foi Meio Ambiente, presente em 14 (26,9%) das 52 SD desta área. Nenhum outro tema foi abordado por tantas SD, sendo no máximo 3 SD com o tema Ecologia e 3 com o tema Preservação da água. Os demais temas estiveram presentes em uma ou duas SD. Como esperado, os resultados para a produção das SD foram bem parecidos para o total de sujeitos envolvidos. Mas esta análise teve o objetivo de ressaltar como, numericamente, os professores e professoras se distribuem nas áreas do conhecimento de seu interesse e do público-alvo. Assim, para os professores e professoras envolvidos, a grande maioria elaborou SD destinadas ao Ensino Fundamental (I e II), correspondendo a 66,6%, seguida por 15,5% das produções para o Ensino Médio, 6,9% para a Educação Infantil e 6,4% para formação de professores. Apenas 4,5% trabalharam para a mais de um público. Além disso, 36,0% dos professores e professoras produziram SD na área de Ciências Humanas, seguida pela área de Ciências da Natureza (23,9%), Linguagens (16,5%), Matemática (11,3%) e as abordagens interdisciplinares corresponderam a 8,6% dos professores envolvidos. Apenas 3,5% dos professores produziram SD para o uso de Tecnologias. E, por fim, na área de Ciências da Natureza, foram 92 professores e professoras, com sua produção destinada ao Ensino 29 Fundamental (64,9%), Ensino Médio (21,7%), Educação Infantil (11,3%) e para mais de um público-alvo (2,1%). Dessa forma, concluímos este trabalho e deixamos algumas questões para pesquisas futuras. Quais foram os objetos de aprendizagem produzidos pelos professores? Eles conseguiram produzir esses objetos como recursos educacionais abertos? Será que eles, depois do curso, utilizaram a SD produzida em suas aulas? O projeto TE foi e continua sendo uma grande iniciativa da Unifei para a formação de professores e professoras, em cursos a distância, para o uso das TDIC em sala de aula. Pesquisar sobre este projeto e divulgar as pesquisas realizadas é uma ação importante para o fomento de ações semelhantes pela universidade pública, gratuita e de qualidade.

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Publicado

20.12.2023