ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-1Palavras-chave:
Educação em Ciências, Educação Ambiental, Relatos de Experiência, Anais de evento, InterdisciplinaridadeResumo
Neste trabalho, foram investigados 13 artigos publicados nos anais de dois eventos acadêmicos específicos: ENPEC (2013, 2015, 2017, 2019, 2021), ENEQ (2014, 2016, 2018, 2021, 2023). A maior parte das experiências didáticas descritas nessas pesquisas envolveu alunos do Ensino Médio, explorando temas geradores atrelados à realidade local das escolas a partir da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos.
A AT, apesar de possuir uma aplicação desafiadora em certos casos, demonstrou ser uma ferramenta necessária para a promoção de um ensino contextualizado, crítico e transformador. Além de contribuir para a aprendizagem de conhecimentos específicos da Química, ao explorar temáticas socioambientais relevantes para os alunos, a AT contribui para a motivação dos estudantes e culmina na sua formação crítica e reflexiva perante aos problemas socioambientais.
Em suma, a Abordagem Temática se mostra como um recurso valioso para a inserção das questões socioambientais na Educação Básica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de ações de EA articuladas à disciplinas de diferentes áreas do conhecimento, como na Química.