NEGACIONISMO, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TEMÁTICA AMBIENTAL: INVESTIGANDO COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-3Resumo
Relatos de professores indicam que a disseminação de notícias falsas e a negação de fatos científicos criam barreiras ao processo educativo, dificultando a formação de uma sociedade crítica e democrática. Consequências graves, como a recusa de vacinas demonstram os prejuízos da desinformação, que vão além da educação e resultam em mortes evitáveis. Por isso, práticas formativas voltadas à transformação social, com a política no centro da formação docente, são essenciais para enfrentar o negacionismo. A formação de professores precisa estar além da simples transmissão de conhecimento técnico, adotando uma abordagem crítica que estimule debates sobre o papel da ciência e que enfrente o enfraquecimento da confiança científica. Incorporar esses temas nas práticas pedagógicas, com foco na realidade cotidiana e nos desafios ambientais, não só combate a desinformação, mas também forma cidadãos mais conscientes e engajados. Assim, a educação se afirma como uma ferramenta poderosa na construção de uma sociedade mais informada, saudável e comprometida com novas formas de ver, compreender e viver no mundo.