OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO NO ENSINO DA ENGENHARIA EM IES PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINO EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Tales Filipe Viegas de Souza
  • Lílian Barros Pereira Campos

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-13

Palavras-chave:

Estratégias ativas de ensino, metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em projetos, PBL, IES

Resumo

Os resultados obtidos mostram que das 19 IES de Minas Gerais analisadas em um total de 219 cursos de graduação foi possível extrair 40 PPC ’s que tem estratégias ativas de aprendizado aplicadas em sua grade. Entre elas a UNIFEI, UFU, IFSULDEMINAS, e IFTM lideram com a quantidade de termos correspondentes. Também conseguimos extrair os cursos com o maior número de correspondências de palavras chaves de estratégias de ensino ativas sendo estes: Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle a Automação e Engenharia Qu ímica, com a UNIFEI sendo a líder em questão a número de citações a estratégias de ensino ativas.
Com os dados coletados é possível inferir que, nessas instituições, projetos como estratégia ativa de ensino são conhecidos e foram considerados na redação dos PPCs dos seus cursos de engenharia.
Com isso é possível considerar que o projeto Observatório de Inovação do Ensino da Engenharia do Estado de Minas Gerais está cumprindo o seu papel ao disseminar e facilitar o entendimento das metodologias ativas de ensino no contexto de ensino de Engenharia.

Downloads

Publicado

17.09.2025