IMPLEMENTAÇÃO DE UM FAQ INTELIGENTE PARA EDITAIS ACADÊMICOS COM MODELOS DE LINGUAGEM DE GRANDE ESCALA E TÉCNICAS DE RAG
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-204Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Chatbots, LangChain, Recuperação de Contexto, EmbeddingsResumo
O uso de modelos de linguagem em combinação com técnicas de recuperação de contexto podem se tornar uma boa alternativa para automatizar processos como suporte de perguntas e respostas de editais acadêmicos, atingindo uma boa porcentagem de acerto. O
desenvolvimento de agentes conversacionais inteligentes, como o apresentado neste trabalho, oferece uma solução eficiente para otimizar o atendimento em instituições acadêmicas, proporcionando respostas rápidas e precisas a consultas baseadas em documentos formais, como editais. A integração LLMs com técnicas de RAG, mostrou-se eficaz na construção de um sistema de FAQ automatizado.
Os resultados obtidos evidenciam que o agente é capaz de fornecer respostas coerentes e relevantes com uma taxa de acerto de 82,75%, demonstrando sua aplicabilidade em contextos que demandam precisão na recuperação de informações. As falhas identificadas, como a não recuperação ou a entrega de informações erradas, representam um desafio a ser aprimorado em futuros trabalhos, que podem explorar melhorias na geração de embeddings e na estratégia de recuperação de contexto.
Para a próxima etapa do projeto, planeja-se a validação da solução em um cenário real, utilizando o edital de transferência interna da UNIFEI. Será feito o aprimoramento da interface gráfica para garantir uma experiência de usuário mais intuitiva e eficiente.