Reflexões sobre o uso de ferramentas de ensino virtual na robótica: um estudo de caso no Colégio Municipal Professora Didi Andrade
DOI:
https://doi.org/10.29327/1307153.1-3Palavras-chave:
ensino de robótica, ensino remoto, programa de educação tutorialResumo
As principais observações a respeito do grupo em relação ao projeto desenvolvido são relatadas considerando desde os benefícios e as dificuldades observadas para os participantes do projeto, até o conhecimento e experiência adquirida pelos alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se a multidisciplinaridade e o uso de atividades práticas nos processos de ensino e aprendizagem, o que ficou evidente ao observar a satisfação dos alunos quando partem da teoria e alguns componentes, e se alcança um dispositivo em pleno funcionamento. Ainda podemos citar ao longo do projeto o aprimoramento da conexão entre a Universidade e a sociedade local, como um fator muito positivo para o desenvolvimento e divulgação científica. Estas atividades são importantes e marcantes para todos os alunos envolvidos. Sendo assim, o projeto se mostrou um sucesso de aceitação e interesse. Ademais, a robótica, conteúdo transversal, desenvolveu conteúdos de outras disciplinas na escola. Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e, portanto, exigente para produtos tecnológicos no país.