ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM JOGOS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA BRASILEIRA

Autores

  • Breno Vieira N. Carneiro
  • Vanessa Cristina O. de Souza

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-190

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Jogos digitais, Mapeamento sistemático

Resumo

As conclusões deste estudo ressaltam a importância das técnicas aplicadas no desenvolvimento de jogos digitais inclusivos no Brasil. A análise de 60 artigos revelou uma diversidade significativa de metodologias, como o Método TEACCH, a Análise do Comportamento
Aplicada (ABA), o Kanban e o Design Centrado no Usuário (UCD). Essas abordagens demonstram um avanço na criação de jogos que atendem não apenas às necessidades técnicas, mas que também proporcionam experiências inclusivas e acessíveis para jogadores com diferentes tipos de deficiência. Contudo, foi identificada uma lacuna na disponibilização dos jogos, com muitos artigos não apresentando informações claras sobre o acesso a essas ferramentas. Essa falta de transparência pode limitar a visibilidade e o impacto das iniciativas desenvolvidas. Além disso, o foco predominante em deficiências intelectuais, especialmente no autismo, e a escassez de pesquisas sobre o desenho universal indicam que a literatura ainda possui um caminho a percorrer em direção a jogos mais inclusivos. Por fim, a diversidade de gêneros de jogos analisados demonstra o potencial dos jogos digitais como ferramentas de entretenimento e como instrumentos para o desenvolvimento pessoal e inclusão social.

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Publicado

17.09.2025