NEURODIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO DE ALUNOS NEURODIVERGENTES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Raquel T. de Castro
  • Matheus J. M. da Silva
  • Júlia B. dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-12

Palavras-chave:

Acessibilidade, Diversidade, Ensino Superior, Inclusão, Neurodivergência

Resumo

A análise das vivências dos estudantes universitários neurodivergentes revela a urgência de um ambiente acadêmico mais adaptável e inclusivo, que reconheça e valorize os diferentes estilos de aprendizagem. As pesquisas realçam que apesar de haver um crescente reconhecimento da importância da neurodiversidade nas IES, muitos alunos enfrentam dificuldades, desde a ausência de apoio especializado até os métodos pedagógicos que não atendem às suas necessidades.
Ademais, para instigar uma experiência universitária completa, positiva e mais produtiva é essencial que as universidades implementem políticas públicas inclusivas, como elaboração de espaços de ensino acessíveis, fornecimento de apoio acadêmico personalizado e formação de professores e a capacitação de funcionários sobre a neurodiversidade. Ainda também, a flexibilidade
curricular e programas de mentoria são necessários para responder às necessidades dos estudantes neurodiversos.
Portanto, a criação de uma cultura de aceitação e promoção da afirmação além de melhorar a experiência dentro das universidades públicas podem melhorar toda a comunidade acadêmica. Desse modo, quando abordado as necessidades dos alunos neurodivergentes, as instituições de ensino superior podem colaborar para um futuro mais inovador e equânime na educação superior.

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Publicado

17.09.2025