MORFOLOGIA COMPARADA DAS LARVAS DE TRÊS ESPÉCIES DE PYROGASTER (COLEOPTERA, LAMPYRIDAE, PHOTURINAE)
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-217Palavras-chave:
Besouros, Bioluminescentes, Imaturos, Lampyridae, PyrogasterResumo
A espécie Pyrogaster sp. 3 foi estudada a partir de uma única exúvia, o que dificultou uma análise mais detalhada de suas estruturas. Apesar disso, os resultados da Tabela 1 mostram que os grupos analisados apresentam estruturas cefálicas e corporais bastante
homogêneas, com diferenças mínimas na posição e quantidade de cerdas menos conspícuas.
Pyrogaster sp. 1 e Pyrogaster sp. 3, em particular, são morfologicamente muito semelhantes. Com base nos dados deste estudo, conseguimos caracterizar apenas a coloração das superfícies ventral e dorsal de Pyrogaster sp. 2, que se diferencia significativamente dos outros espécimes analisados.
Entretanto, a presença de numerosas cerdas conspícuas nas margens dos tergitos em todas as espécies ilustradas constitui uma característica morfológica diagnóstica para o gênero Pyrogaster, distinguindo-o dos gêneros Photuris, descritos por Rosa (2007) e Souto et al. (2024). Vale destacar que as formas imaturas do gênero Pyrogaster ainda são desconhecidas na literatura. Este estudo será publicado futuramente com a colaboração de outros pesquisadores, que serão responsáveis pela identificação e redescrição dos adultos.