Ruptura clássico-quântica a filosofia de Niels Bohr e sua visão sobre o surgimento da nova mecânica

Autores

  • Jade Carvalho Ferreira
  • Evandro Fortes Rozentalski

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-2

Palavras-chave:

ensino, caso histórico, história da ciência, química

Resumo

O uso da HFC no ensino permite que os alunos tenham contato com questões que vão além das teorias e conceitos comumente apresentados, permitindo que o ensino de ciência se dê de maneira mais completa (MARTINS, 2006). Porém a implementação da HFC no ensino enfrenta dificuldades como a falta de materiais didáticos bem fundamentados que podem ser empregados pelos professores. Nesse sentido, uma das potencialidades do estudo de caso para o ensino se dá em ser uma fonte de material de discussão com os alunos; A discussão de aspectos da Natureza da Ciência consiste em discussões sobre a construção, organização e estabelecimento do conhecimento científico como é aceito (MOURA, 2014), contido em momentos em que Bohr discute sobre os motivos que o levaram a propor aquela determinada teoria. O próprio questionamento e insegurança de Bohr de propor algo que estava no limite entre o clássico e o quântico pode ser utilizado como maneira de discutir a questão da “verdade” e do papel da comunidade científica na construção do conhecimento e como a criação desse novo campo despertava certos receios e desconfianças de seus colegas. Além disso é possível observar a vinculação feita pelo cientista com aspectos experimentais e como muitas de suas ideias buscavam explicar dados obtidos experimentalmente. Esse aspecto permite discutir como a experimentação era valorizada na época, podendo ser problematizada sobre até onde os dados empíricos são importantes para construção do conhecimento. Pesquisas nessa área são limitadas pela disponibilidade de fontes existentes na língua estudada, sendo a pesquisa um pouco prejudicada pela ausência de traduções de livros e palestras de Bohr para o português. Devido ao fato da pesquisa ter sido encerrada antes de sua conclusão, o trabalho carece de aprofundamento em alguns aspectos como a ruptura para a mecânica quântica e também um maior diálogo sobre a potencialidade do caso histórico para o ensino.

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Publicado

20.12.2023