AVALIAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO A PARTIR DO USO DE ÍNDICES DE INSTABILIDADE ATMOSFÉRICA

Autores

  • Lucas Lemos da Cunha Palma
  • Vanessa Silveira Barreto Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-144

Resumo

Neste estudo, o objetivo geral foi analisar o uso de índices termodinâmicos para a previsão de eventos extremos de precipitação na Bacia do Rio Paraíba do Sul. Com base nos resultados apresentados acima os valores obtidos desses índices indicaram, majoritariamente, a predominância de tempo estável, com exceção de algumas localidades da BRPS.
O desempenho dos índices K e TT foi semelhante, apresentando praticamente a mesma condição de instabilidade atmosférica. O índice CAPE se destacou em alguns casos isolados de alta instabilidade. As análises das condições dinâmicas foram imprescindíveis para o entendimento dos fatores que levaram a valores superiores a 50 mm/dia.
Através das cartas sinóticas, foi possível identificar a passagem de uma frente fria que, além de contribuir para a instabilidade local, desencadeou as condições dinâmicas necessárias para a chuva excessiva. Outra análise de grande relevância foi a da divergência em 200 hPa, que revelou condições favoráveis para a ascendência do ar na região da BRPS, favorecendo a formação de tempestades. A partir de todas as análises, pode-se concluir que as condições dinâmicas prevaleceram em relação aos índices termodinâmicos, desempenhando um papel fundamental no entendimento das causas associadas a eventos extremos de precipitação. É importante destacar que os índices de instabilidade não foram totalmente ineficazes, sendo relevantes em alguns locais da BRPS..

Downloads

Publicado

17.09.2025