GERAÇÃO DE PRODUTOS FOTOGRAMÉTRICOS A PARTIR DO USO DE ARP EM UMA REGIÃO DE RISCO DE INUNDAÇÃO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOSÉ PEREIRA

Autores

  • Júlia Ramos da Silva Carvalho
  • Samara Calçado de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-36

Palavras-chave:

Aerofotogrametria, ARPs, Inundação, Pontos de apoio

Resumo

Este trabalho evidencia a necessidade de estudos que gerem produtos de alta precisão e detalhamento em áreas urbanas, para planejamento e desenvolvimento de ações para gerenciamento de desastres, como é o caso de inundações. Além disso, mostrou a importância de selecionar meticulosamente os pontos de apoio no processamento aerofotogramétrico, para que estes não interfiram na qualidade final dos produtos.
Os modelos gerados durante o processamento apresentaram erros centimétricos nas áreas específicas, com destaque para discrepâncias altimétricas. Esses erros de precisão dos modelos estão, possivelmente, relacionados à natureza do terreno, que apresenta uma grande variação de altitude, e às condições de coleta de dados com o GNSS. Apesar da presença desses erros e da diferença entre um processamento e outro, percebeu-se que os MDTs gerados são compatíveis entre si para os valores de altitude, haja vista que os erros foram da ordem de mm a cm na maioria dos pontos analisados. Pode-se concluir que os produtos gerados possuem qualidade para determinadas aplicações, uma vez que os MDTs disponíveis gratuitamente e que são usados para estudos de inundações urbanas, muitas vezes possuem resolução espacial na ordem de 30 metros, o que pode acarretar em subamostragem e perda de detalhamento da área de estudo.
Dessa maneira, para futuros trabalhos recomenda-se reprocessar os dados com a correção das coordenadas dos pontos de apoio no sistema adequado e incluir outros pontos pertinentes. Além disso, recomenda-se aprimorar a seleção da localização deles a fim de evitar problemas de identificação de centro de alvo e de descarte de pontos, evitando pontos que sofrem com efeito de sombras, como abaixo de postes e em bocas de lobo, para aumentar a acurácia dos produtos finais gerados, e diminuir os erros planialtimétricos de centímetros para milímetros.

Downloads

Publicado

17.09.2025