MAPEAMENTO ESPACIALMENTE EXPLÍCITO DA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS RENOVÁVEIS E INFRAESTRUTURA PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE NO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-48Palavras-chave:
Infraestrutura, Hidrogênio, Mapeamento, EnergiaResumo
Com base nas informações apresentadas, podemos concluir que as representações cartográficas permitem uma análise abrangente para a produção de H2V no estado. Alguns desafios foram observados, quanto à disponibilidade e qualidade dos dados geográficos obtidos, o que necessita de checagem e análises rigorosas para não resultarem em informações equivocadas.
No que diz respeito à infraestrutura, o estado conta com uma concentração maior na área central, além de extensa rede de rodovias, e de uma ferrovia que o atravessa. As áreas que possuem restrições também foram mapeadas sendo observada uma maior concentração de UC na região de Montes Claros. Em relação ao mapeamento de fontes energéticas existentes, as áreas de Uberaba e Uberlândia se destacam, pois reúnem os maiores recursos naturais, como energia hídrica e solar, além de serem um dos poucos locais no estado com geração de energia eólica. Essas regiões também contam com uma infraestrutura favorável, incluindo rodovias, dutovias e aeroportos, que podem facilitar a produção e distribuição do hidrogênio verde. Para trabalhos futuros, será feito uma hierarquização de critérios e o estudo de áreas prioritárias com maior potencial para a produção de hidrogênio verde.