ANÁLISE DO DESEMPENHO MECÂNICO DE CONCRETOS COM NANOTUBOS DE CARBONO

Autores

  • Luís Henrique Veiga Lima Maltez
  • Carlos Augusto de Souza Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-29

Palavras-chave:

Concreto, Nanotubos de Carbono, Resistência à tração na flexão

Resumo

A presente pesquisa demonstrou que a incorporação de nanotubos de carbono (NTC) ao concreto, na proporção de 0,2%, resultou em melhorias significativas nas propriedades mecânicas, especialmente na resistência à tração na flexão. O aumento de 9,63% observado em comparação ao concreto de referência confirma o potencial dos NTC como reforço para matrizes cimentícias.
O NTC influenciou na trabalhabilidade do concreto, sendo o uso de aditivos plastificantes uma solução eficaz para manter a fluidez necessária para o manuseio.
A adição de nanotubos de carbono ao concreto apresenta um grande potencial de aplicação em projetos de engenharia civil que demandam maiores desempenho mecânico. No entanto, é necessário um controle rigoroso da dispersão dos nanotubos na matriz cimentícia, além de estudos adicionais para avaliar o impacto dessa tecnologia em larga escala, incluindo o aspecto econômico e o uso de percentuais diferentes de NTC.
A pesquisa contribui para o avanço no uso de nanotecnologia no setor da construção civil, propondo uma solução inovadora e sustentável para aumentar a eficiência estrutural de materiais cimentícios, com aplicações que vão desde obras de infraestrutura até edificações de grande porte.

Downloads

Publicado

17.09.2025