MÓDULO TERMOELÉTRICO ACOPLADO EM DUTOS DE EXAUSTÃO: MODELAGEM E APLICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-71Palavras-chave:
Módulo termoelétrico cerâmico, Análise CFD, Eficiência energéticaResumo
A modelagem 3D foi crucial ao longo do trabalho, permitindo antecipar aspectos de construção e melhorias para o TEG e outras peças, como os contramoldes. O estudo mostra que o uso da modelagem 3D será ainda mais necessário no desenvolvimento futuro de TEGs.
Quanto aos modelos 3D impressos, foi possível identificar potenciais falhas e erros decorrentes a calibração das impressoras utilizadas, possibilitando obter peças mais precisas e de fácil fabricação em trabalhos futuros.
O processo de construção do TEG sugerido neste trabalho, apresentou dificuldades, especialmente na aplicação da tinta prata, causando falhas elétricas. Todavia, o estudo apresenta soluções para otimizar esse processo. Infelizmente, a eficiência termoelétrica teórica do TEG foi baixa (η de 6,61E-06). Apesar disso, nota-se que os problemas gerados são exclusivamente referentes à construção do módulo, que se bem otimizada, pode produzir dispositivos eficientes.
A análise CFD apresentou diferenças referentes a outros estudos, baseados em motores semelhantes. Além disso, a medição prática de temperatura no escape-16 apontou a necessidade de maior controle durante o processo e revelou temperaturas abaixo do esperado, devido a problemas de desempenho do motor. Apesar disso, o estudo identificou que a região denominada coletor é a mais adequada para a aplicação do TEG.