Busca, classificação, e análise dos objetos de aprendizagem produzidos no âmbito do projeto de extensão Tecnologias Emergentes no ano de 2021

Autores

  • Matheus Custódio da Costa
  • Juliana Maria Sampaio Furlani

DOI:

https://doi.org/10.29327/1307153.1-146

Palavras-chave:

recurso educacional aberto, ferramenta avaliativa, ciências da natureza

Resumo

Utilizando a ferramenta avaliativa elaborada por Henriques (2017) para analisar os trabalhos produzidos pelos professores inscritos no curso Tecnologia Emergentes no ano de 2021, conclui-se que nenhum dos trabalhos pode ser considerado um REA, segundo a Checklist utilizada. Dos 12 objetos educacionais desenvolvidos, nenhum atendeu aos critérios 8,17 e 19. Todos falharam em itens referentes aos direitos autorais e à publicação dos trabalhos em algum tipo de repositório aberto. Apesar disto, a maioria dos trabalhos alcançou uma avaliação positiva nos itens referentes ao Domínio 5 da ferramenta avaliativa, mostrando uma preocupação dos professores em desenvolver objetos que estejam de acordo com a teoria dos 5 R’s de Wiley (2014). De forma geral os objetos desenvolvidos pelos professores obtiveram avaliação majoritariamente positiva em relação aos itens de análise, entretanto falharam em características fundamentais para classificação de um REA, algumas por falta de exigência destas características na descrição das tarefas.

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Publicado

20.12.2023