ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FORMAS DE CAPTAÇÃO DE DADOS PARA MODELAGEM DIAGRAMÁTICA DE PROCESSOS
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-222Palavras-chave:
BPMN, Coleta de dados, Descobrimento de processos, Modelagem de processosResumo
Esta pesquisa teve como objetivo comparar dois métodos de coleta de dados na etapa de descobrimento de processos. Paralelo a isso, trazer considerações que possam auxiliar tanto estudantes que têm em sua grade curricular a disciplina de mapeamento de processos, mas também profissionais que atuam na área. Os resultados mostram que estudantes que modelaram o processo com base na leitura do texto apresentam melhor resultado comparado àqueles que participaram da dinâmica simulando o procedimento.
No entanto, um método não anula o outro. Nesse sentido, é possível fazer uma combinação dos dois, ou seja, utilizar tanto as técnicas estudadas nesta pesquisa, quanto as descritas por Dumas et al. (2018). Seguindo o raciocínio, cabe a recomendação de trabalhar da seguinte maneira. A princípio, realizar uma entrevista com o especialista do processo em estudo, coletar todas as informações e escrever um texto seguindo a ordem cronológica dos eventos, similar ao descobrimento baseado em entrevista. Depois, com o conhecimento escrito do processo e consciência dos detalhes citados pelo especialista, o modelador pode participar ativamente do processo. O intuito é fazer uma junção dos dois métodos abordados nesta pesquisa.
Como o modelador não terá um texto já disponibilizado previamente, seu papel é entrevistar o especialista no processo e desenvolver a escrita do processo. Finalmente, a participação no processo com direito a filmagem para revisão no momento em que a modelagem for de fato executada.