IDENTIFICAÇÃO DOS MODELOS DE MATURIDADE EM GESTÃO DE PESSOAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Amanda da Silva Salomão
  • Tábata Nakagomi Fernandes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-219

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Modelos de Maturidade, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de identificar os modelos de maturidade em Gestão de Pessoas, para se cumpri-lo foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura. A RSL utilizada foi, segundo Dallasega, Marengo e Revolti (2020), desenvolvendo em três etapas: o planejamento da revisão (fase de preparação), a condução da revisão (fase operacional) e a documentação da revisão (fase de relatório).
Na primeira etapa, foram delimitadas as questões de pesquisa, as quais foram divididas em duas análises, assim como foi realizada a elaboração do protocolo da revisão. A análise dos resultados foi realizada em duas etapas, primeiramente, foram discutidas as questões da análise bibliométrica, em seguida as questões da análise de conteúdo. O protocolo da revisão definiu o plano de identificação de quais documentos seriam utilizados na revisão, respondendo às questões de pesquisa. Para isso, foram escolhidas 4 plataformas de pesquisa vistas como referências nacional e internacionalmente: CAPES, Scopus, Web of Science e Emerald. Essa quantidade de plataformas se deu devido ao reduzido número de publicações sobre o tema abordado.
Na segunda etapa, a condução da revisão, foi aplicado o protocolo preestabelecido para análise e seleção dos documentos relevantes, além da implementação de filtros essenciais, buscando fontes confiáveis e significativas para o estudo. Dessa forma, a identificação da pesquisa se iniciou com a definição das palavras chaves, a fim de delimitar os modelos de maturidade em Gestão de Pessoas existentes. Em seguida, foram aplicados os filtros e avaliou-se todos os títulos e resumos dos artigos, seguidos da análise completa. Portanto, foi alcançado o primeiro objetivo específico de avaliar e selecionar artigos relevantes sobre o tema, a partir da utilização da metodologia de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), totalizando 25 artigos. Ademais, durante toda a condução da revisão, os dados foram registrados e interpretados utilizando o software Microsoft Excel, a fim de melhorar a visualização para responder às questões de pesquisa e avaliar os dados.
Por fim, na terceira etapa do estudo, a documentação da revisão, analisou e discutiu todos os resultados encontrados nas questões de pesquisas definidas nas etapas anteriores. De modo, facilitar a visualização da análise, os resultados foram apresentados em tabelas, gráficos, quadros e figuras, visando a maior compreensão. Portanto, é preciso ressaltar a importância e relevância dos modelos de maturidade em Gestão de Pessoas. No entanto, a falta de um acervo literário significativo prejudica o avanço teórico e prático na área, limitando o desenvolvimento e entendimento sobre eles. Essa lacuna faz com que as empresas possam enfrentar desafios na adaptação dos modelos de maturidade, resultando em uma implementação equivocada e ineficaz. Além disso, a ausência de estudos
também pode impedir o desenvolvimento de novas abordagens metodológicas que poderiam ajustar os modelos de maturidade das organizações. Dessa forma, constatou-se a sua importância nas empresas, permitindo a evolução contínua das práticas de gestão e inovando com a integração de novas tecnologias. Essa expansão do conhecimento não apenas beneficiaria as empresas, mas seria uma excelente contribuição para a consolidação de uma literatura mais robusta na área de gestão de pessoas. Tendo como consequência, futuros profissionais e acadêmicos com uma base sólida para construir inovações e práticas mais eficazes. Portanto, para sugestão de trabalho futuros, propõe-se o desenvolvimento de mais pesquisas sobre os modelos de maturidade em Gestão de Pessoas, dado que sua implementação nas empresas pode trazer melhorias significativas.

Downloads

Publicado

17.09.2025