UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE EQUIDADE NO TRANSPORTE URBANO DE CARGAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-220Palavras-chave:
Equidade, Grupos desfavorecidos, Logística urbana, Transporte urbano de cargasResumo
Este relatório teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a equidade no TUC. Os 15 artigos selecionados indicam que a equidade no TUC ainda é pouco explorada, mas que algumas alternativas já estão sendo implementadas para mitigar injustiças relacionadas a transportes. Tendo o e-commerce como contexto recorrente, dentre as soluções destacadas estão os PCEs, que podem melhorar a equidade, desde que suas particularidades sejam bem consideradas.
A revisão também mostrou que, embora existam pesquisas sobre a equidade no TUC sob diferentes perspectivas, a maioria foca na acessibilidade dos consumidores às mercadorias, enquanto há poucas análises sobre transportadoras, entregadores e outros stakeholders do TUC.
Apesar de sua contribuição, esta revisão sistemática apresenta limitações, como o número reduzido de artigos analisados, o que pode não representar a totalidade das práticas globais, e a restrição de estudos a poucos países. No entanto, o estudo fornece uma base valiosa para futuras pesquisas que possam expandir a análise para mais países e grupos, além de explorar novos padrões que tornem o TUC mais equitativo.
A principal contribuição prática é a identificação de soluções que podem reduzir as disparidades no acesso a bens para grupos desfavorecidos. Além disso, este estudo contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente os objetivos 8, 10 e 11, promovendo um TUC mais justo para todos.