MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL E OS HÁBITOS DE TRANSPORTE DOS CONSUMIDORES DE FEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-245Palavras-chave:
Feiras, Mobilidade urbana, Percepção de sustentabilidade, TransporteResumo
Diante do que foi apresentado, pode-se concluir que embora haja uma conscientização do termo sustentabilidade, ela não é aplicada no contexto do transporte sustentável nas escolhas para ir às feiras, questões como custo, disponibilidade de transporte público e conveniência podem ser as influências da baixa adesão a essa modalidade de locomoção. Nessa premissa, as feiras desempenham um papel relevante nas frentes de promoção a hábitos e escolhas sustentáveis na sociedade, mas a dependência de veículos motorizados confronta os seus princípios, destacando uma necessidade de investigar com mais afinco os fatores que moldam essas escolhas e suas implicações para a mobilidade sustentável.
Dessa maneira, uma sugestão seria a criação e ampliação de ciclovias que conectem os bairros aos locais que acontecem as feiras livres, permitindo que as pessoas acessem esses pontos de forma mais sustentável, tendo em vista que na pesquisa o uso de bicicleta tem margem para ser mais explorado pelo público atingido pela pesquisa. Ademais, o incentivo ao uso de transporte público por meio da ampliação de horários que fazem rotas até às regiões onde as atividades ocorrem.
As instituições de ensino da cidade têm a capacidade de exercer um papel fundamental na promoção da educação para a sustentabilidade, junto a prefeitura e comunidade promover o engajamento coletivo e a criação de iniciativas que melhorem a acessibilidade e a mobilidade, contribuindo para que o conhecimento teórico que os indivíduos têm sobre a temática sejam de fato colocados em práticas, refletindo em um futuro mais sustentável.
Apesar da contribuição significativa deste estudo para o entendimento dos padrões de mobilidade dos consumidores de feiras, ele é limitado por sua amostra regional e específica. Sendo assim, estudos futuros poderiam ampliar o escopo geográfico e explorar com mais profundidade as razões por trás das escolhas de transportes e as barreiras enfrentadas pelos consumidores. Por fim, este trabalho oferece informações importantes para políticas públicas e planejamento urbano, promovendo práticas de mobilidade mais sustentáveis e melhorando a qualidade de vida nas cidades, além de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.