USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO UM INSTRUMENTO DE PERCEPÇÃO DE RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-236Palavras-chave:
Arranjo físico, Mapeamento de processos, Segurança, SimulaçãoResumo
A aplicação de ferramentas de simulação e mapeamento de processos permitiu a reprodução fiel do setor analisado em uma empresa de cabeamentos elétricos. De forma geral, os alunos percebem que a utilização de realidade virtual pode tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, promovendo um maior engajamento e facilitando o aprendizado da disciplina. No entanto, foram identificadas algumas limitações, como o alto custo para aquisição de equipamentos suficientes para atender uma grande quantidade de alunos, bem como o desconforto ocasionado pelo uso prolongado da tecnologia.
Dessa forma, conclui-se que os participantes avaliaram positivamente o uso da realidade virtual como ferramenta de ensino na disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho, embora destacam a existência de barreiras que devem ser superadas para que a tecnologia seja plenamente eficaz como recurso pedagógico.