ANÁLISE DA EFICÁCIA DA DINÂMICA PEC NO ENSINO DOS PRINCÍPIOS DA MANUFATURA ENXUTA

Autores

  • Isadora Compri de Souza Moreira
  • Marcos Antonio Fernandes Ribeiro
  • José Antonio de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-231

Palavras-chave:

Aprendizado, Dinâmica, Manufatura Enxuta

Resumo

O presente estudo analisou a eficácia do ensino dos princípios da manufatura enxuta através da aplicação da dinâmica PEC (Produção Enxuta de Canetas). A importância do aprendizado sobre a metodologia Lean é vital em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, onde a eficiência operacional e a melhoria contínua são essenciais para a sobrevivência e prosperidade das organizações. Os resultados obtidos demonstraram que a participação ativa dos alunos na dinâmica foi fundamental para a obtenção e retenção do conhecimento sobre os conceitos de Lean. Isso corrobora as observações de Rossi (2024), que destacam a relevância de métodos lúdicos e interativos para o aprendizado de forma efetiva.
Os dados mostraram um ganho expressivo no entendimento das ferramentas Lean, especialmente em tópicos como SMED, TPM e Kanban. A capacidade dos participantes de aplicar esses conceitos em um contexto prático durante a dinâmica foi uma evidência clara da eficácia do método de ensino. Além disso, os objetivos do trabalho foram alcançados de forma satisfatória. A dinâmica não apenas cumpriu o papel de avaliação e aprimoramento do ensino de Lean, mas também proporcionou uma experiência interativa que fomentou a participação dos alunos e colaborou para a identificação de oportunidades de melhoria na abordagem pedagógica.
Entretanto, a análise também revelou desafios na compreensão dos 7 desperdícios, um aspecto que merece atenção. Como nem todos os desperdícios são facilmente visíveis na dinâmica, recomenda-se a inclusão de explicações detalhadas durante a apresentação e entre as etapas do jogo para aprofundar a compreensão dos participantes sobre esse tema crucial.
A dinâmica PEC mostrou-se uma valiosa adição ao portfólio do Programa de Educação Tutorial, destacando seu potencial para enriquecer o ensino de Lean em contextos acadêmicos e profissionais. A realização de uma segunda aplicação da dinâmica, agora com uma amostra que inclui indivíduos sem contato prévio com Lean, bem como estagiários do setor, permitirá uma análise comparativa mais abrangente, validando ainda mais a eficácia da PEC na promoção do conhecimento sobre manufatura enxuta.
Por fim, este estudo sublinha a necessidade de ajustes contínuos na dinâmica, visando aprimorar a experiência de aprendizado dos participantes. A evolução e adaptação dos métodos de ensino são essenciais para formar profissionais capacitados e conscientes dos princípios Lean, contribuindo significativamente para a melhoria dos processos produtivos nas organizações em que atuarão.

Downloads

Publicado

17.09.2025