AS ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE GESTÃO DO TRABALHO E DOS RISCOS NO COTIDIANO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-232Palavras-chave:
Enfermagem, Ergologia, Ergonomia, Saúde, SegurançaResumo
O trabalho realizado na hemodiálise é complexo de sua gênese à sua execução. Operar máquinas complexas e agir frente às variabilidades apresentadas no cotidiano, exigem que o profissional esteja em constante estado de alerta, e desenvolvimento. Neste sentido, o saber agir em prudência permeia a atividade, contribuindo positivamente para a construção de identidade e valor que constroem a competência no trabalho.
No cotidiano, a equipe de enfermagem adota diferentes estratégias individuais e coletivas de gestão do trabalho e dos riscos, muitas das vezes objetivando a efetiva conclusão e qualidade no tratamento dos pacientes. além disso, os vínculos criados entre o coletivos de pacientes e profissionais se mostrou como elemento favorável a adesão do indivíduo ao tratamento.
Recomenda-se, para futuras investigações, explorar a ocorrência do comportamento presenteísta na hemodiálise, a fim de aprofundar nosso entendimento sobre a identidade do trabalhador e seus processos de decisão relativos ao trabalho.
Por fim, considera-se que o trabalho dos profissionais de enfermagem está além do teórico, e é por meio do estudo e aprendizado da vivência que poderá se observar uma evolução da saúde e segurança do trabalho centrada no aspecto normativo.