DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS BASEADOS NA TECNOLOGIA DA REALIDADE VIRTUAL PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Mateus Antonio Gionedis
  • Matheus Brendon Francisco

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-242

Palavras-chave:

Análise estatística, Aprendizagem imersiva, Formação de engenheiros, Realidade Virtual (RV)

Resumo

O estudo demonstrou que a RV oferece uma experiência prática e imersiva, permitindo aos alunos vivenciarem situações reais de trabalho de forma segura, aumentando sua capacidade de percepção de riscos e resolução de problemas. A aplicação de questionários e a análise estatística dos dados revelaram que os alunos tiveram uma recepção positiva quanto ao uso da tecnologia, indicando que a RV promove um aprendizado mais dinâmico e atrativo. A alta confiabilidade dos resultados confirmou a consistência das respostas e relevância da RV no contexto educacional. Além disso, a gamificação e estudo de novos layouts por meio da RV não só torna o processo de aprendizado mais envolvente, como também permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para suasfuturas atividades profissionais. Com o avanço das tecnologias e a crescente exigência por profissionais capacitados, a RV se mostra uma ferramenta promissora para a formação de engenheiros, contribuindo para a segurança e eficiência nas práticas laborais. Portanto, o estudo conclui que a adoção da Realidade Virtual em sala de aula tem grande potencial para melhorar a qualidade da educação e preparar melhor os alunos para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.

Downloads

Publicado

17.09.2025