COMPARAÇÃO DA RESPOSTA DE MÉTODOS TRADICIONAIS E BASEADOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PERDA DE EXCITAÇÃO E PERDA SINCRONISMO DE GERADORES SÍNCRONOS CONECTADOS A LTS COM DISPOSITIVOS FACTS

Autores

  • Hugo Henrique da S. Rodrigues
  • Aurélio Luiz Magalhaes Coelho

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-96

Palavras-chave:

Estabilidade de sistemas, Fuzzy, Sistemas elétricos de potência, Proteção de geradores síncronos, Derivada númerica

Resumo

Analisando os resultados apresentados, observa-se que o método implementado baseado no classificador fuzzy teve um desempenho satisfatório na detecção da perda de excitação. Quando comparado com as características tradicionais de proteção contra perda de excitação, notou- se que a lógica fuzzy apresentou tempos ligeiramente mais rápidos para cenários de carregamento mais elevados. Em alguns níveis inferiores de carregamento, a proteção tradicional tem um tempo de resposta melhor com a inserção do SVC, devido as oscilações iniciais contribuírem para um atraso da detecção via lógica fuzzy.
No que tange a proteção de perda de sincronismo, observou-se que o método abordado foi semelhante à proteção tradicional, sendo eficaz na maioria dos cenários simulados, tendo um tempo de resposta maior que a proteção tradicional somente no carregamento 1 sem o SVC.
O método apresentou resultados satisfatórios e uma alternativa viável. Através deste estudo foi possível observar que o compensador nem sempre irá atrasar a atuação da proteção, bem como no método tradicional, tal qual na metodologia alternativa, auxiliando assim a detecção das contingências em tempo esperado.

Downloads

Publicado

17.09.2025