ESTUDO E SIMULAÇÃO DE TÉCNICAS DE BALANCEAMENTO "SENSORLESS" PARA CONVERSORES MODULARES MULTINÍVEIS

Autores

  • Arthur Sacramento Pamplona
  • Wilson Cesar Sant’Ana

DOI:

https://doi.org/10.29327/1626690.7-79

Palavras-chave:

Eletrônica de Potência, Conversores Multiníveis, Modulação PWM, Open Source, Simulação Computacional

Resumo

Este trabalho apresentou resultados preliminares da compensação “sensorless” de desbalanço nas tensões de submódulos em conversores MMC. A técnica utlizada foi a rotação das portadoras na geração dos pulsos PWM. De forma a se obter esses resultados de forma segura (sem danificar SMs reais), foram realizadas simulações computacionais. Visando eliminar a dependência tecnológica de ferramentas de simulação comerciais (cujas licenças são proibitivas), este trabalho trilhou o caminho dos simuladores Open Source (Kicad para gerar arquivo netlist baseado em circuito esquemático e ngspice para a simulação em si).
Deve-se ressaltar que este foi um trabalho pioneiro no grupo de pesquisa com o simulador ngspice para simulação de conversores. Quando se utilizam softwares comerciais, tudo fica facilitado. No caso do simulador Open Source, houve uma curva de aprendizado bastante íngreme e diversas dificuldades apareceram - muitas foram solucionadas (às custas do tempo do cronograma) mas outras ainda ficaram sem solução: por exemplo, a simulação fica muito pesada e tende a travar o computador quando o tempo de simulação é grande.
Este trabalho agregou imensamente ao autor e lhe deu experiência sobre simuladores e desenvolvimento de circuitos com simuladores nas ferramentas utilizadas, algo extremamente importante na indústria em geral durante o desenvolvimento de um protótipo.

Downloads

Publicado

17.09.2025