MAPEAMENTO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-109Palavras-chave:
Brasil, Energias Renováveis, MapeamentoResumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar o mapeamento dos projetos de fontes de energias renováveis no Brasil com o auxílio do software QGIS. Para isso, utilizamos dados geoespaciais disponíveis SIGA, a fim de expor um panorama dessas fontes no território nacional.
Os resultados obtidos demonstram que, no contexto brasileiro, as energias renováveis se destacam como uma alternativa diante dos desafios enfrentados pelas fontes convencionais de energia, aliando-se aos ODS propostos pelas Nações Unidas. A partir da investigação dos dados fornecidos pelo SIGA, verificou-se o crescimento das fontes de energias renováveis nas diversas unidades federativas do país.
O contexto das energias renováveis foi marcado pelo crescimento das fontes eólica e solar, além do protagonismo da energia hidráulica na matriz energética do Brasil. Apesar de não apresentar um crescimento excessivo, verificou-se a grande participação da bioenergia na geração de energia e no uso de biocombustíveis.
Neste cenário, o mapeamento teve um papel relevante neste estudo, uma vez que proporcionou uma visão da distribuição geográfica das fontes das energias limpas no Brasil. Essa abordagem não apenas facilitou a compreensão dos dados, mas também ofereceu uma boa visualização da distribuição energética nacional.
A análise dos mapas revelou uma diversificação das fontes de energia renovável. Ficou evidente o destaque da energia hidráulica nos estados brasileiros, enquanto também foi possível observar a energia eólica como a principal fonte energética do Nordeste. Ademais, tem-se a bioenergia como uma fonte proeminente nos estados do Acre, Mato Grosso e Roraima.
Finalmente, dado que esta temática apresenta desafios que abrangem dimensões sociais, econômicas, tecnológicas, ambientais e institucionais, para trabalhos futuros sugere-se investigar as estratégias para integração das energias renováveis nos sistemas elétricos brasileiros.