SENSOR DE MICRO-ONDAS DE CAMPO PRÓXIMO PARA DETECÇÃO DE GLICOSE NO SANGUE
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-100Palavras-chave:
Micro-ondas, Parâmetros de espalhamento, Ressonadores Complementares de Anel Dividido (Complementary Split Ring Resonators-CSRRs), Glicose, OtimizaçãoResumo
O estudo sobre o sensor de micro-ondas CSRRs revelou seu grande potencial para aplicações biomédicas, particularmente na sensibilidade e precisão da resposta do sensor quando interage com diferentes propriedades dielétricas em amostras líquidas. As simulações paramétricas realizadas no COMSOL permitiram identificar os principais parâmetros que caracterizam o desempenho do sensor, possibilitando seu processo de otimização.
O sensor apresenta uma resposta bem definida ao utilizar diferentes tipos de amostras líquidas, como é o caso da água pura, água salgada e soluções de glicose, o que revela uma alta sensibilidade e precisão, tornando viável sua aplicação como sensor de glicemia capilar não invasivo, ou seja, sem a necessidade da picada no dedo. Apesar dos avanços na otimização do sensor, um desafio significativo observado foi a baixa sensibilidade na frequência de ressonância quando diferentes volumes de água são simulados.
Em conclusão, o sensor otimizado demonstrou-se eficaz na detecção de diferentes soluções aquosas, porém, estudos sobre concentrações, volumes e testes realísticos precisam ser executados para aprimorar sua caracterização. Como, por exemplo, a sensibilidade do sensor com a pele humana, diferentes curvas de concentração de glicose no sangue humano, entre outras.