ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS META-HEURÍSTICAS APLICADAS PARA A ALOCAÇÃO ÓTIMA DE EQUIPAMENTOS FACTS EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/1626690.7-82Palavras-chave:
Compensadores Série Síncrono Estáticos, Fluxo de potência, Sistemas de transmissão, Técnicas meta-heurísticasResumo
Este trabalho apresentou uma análise comparativa entre duas técnicas meta-heurísticas, PSO e GSA, aplicadas à alocação ótima de Compensadores Série Síncronos Estáticos (SSSC) em sistemas de potência. O objetivo foi minimizar as perdas de potência ativa, utilizando, para validação dos métodos, sistemas teste de 14 e 30 barras. Os resultados mostraram que ambas as técnicas foram eficazes obtenção de soluções ótimas e apresentaram, em geral, repetibilidade de soluções.
O algoritmo baseado em PSO obteve menor tempo médio de simulação para o sistema menor (14 barras) e o GSA obteve menor tempo médio de simulação para o sistema maior (30 barras). Embora o tempo de simulação tenha variado entre as técnicas, esse fator não impactou significativamente os resultados finais.
A utilização de dispositivos FACTS, como o SSSC, provou ser uma estratégia eficiente para melhorar a estabilidade e a operação econômica dos sistemas de transmissão. O estudo demonstrou que as técnicas meta- heurísticas são ferramentas valiosas na otimização de sistemas de potência.
Futuras pesquisas podem explorar a alocação de múltiplos dispositivos FACTS e a aplicação dessas técnicas em sistemas de maior escala, visando validar e aprimorar os resultados.