IMPACTOS NO SETOR PÚBLICO, SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL DE SISTEMAS DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA DISTRIBUÍDOS
DOI:
https://doi.org/10.29327/1386870.6-153Palavras-chave:
Energias renováveis, Sistemas fotovoltaicos, Viabilidade econômica, Impactos ambientaisResumo
Da realização deste projeto de iniciação científica é válido ressaltar que foi possível obter conclusões principalmente acerca dos benefícios advindos da instalação de sistemas PV em locais públicos de Itajubá, propiciando análises críticas em relação ao assunto. Primeiramente, o estudo proporcionou um aprendizado teórico e prático significativo sobre energias renováveis, principalmente energia solar fotovoltaica, contribuindo para o desenvolvimento técnico e profissional da aluna. Em segundo lugar, pela análise econômica, foi possível perceber que a economia a longo prazo na conta de energia é garantida com a instalação de sistemas fotovoltaicos. Essa observação evidencia que a Prefeitura Municipal de Itajubá, além de outros setores públicos estaduais ou federais, poderiam redirecionar os recursos economizados para áreas de extrema importância, como a da educação, saúde pública ou ações sociais de combate à fome, às desigualdades, etc.. Ademais, considerando o cenário de aquecimento global e a preocupação que isso tem gerado em todo o mundo, é notável que sistemas fotovoltaicos demonstram ser benéficos ao reduzirem as emissões equivalentes de CO2, proporcionando um impacto ambiental positivo. Visto isso, percebe-se que o conhecimento por decisores políticos da cidade de Itajubá quanto a análises técnicas abrangentes e multidisciplinares, ressaltando os benefícios das energias renováveis, torna-se crucial. Por fim, é válido citar a definição de Piran e Painz (2020), que dizem que em nenhum momento da história, a sociedade dependeu tanto da energia elétrica quanto atualmente. A partir daí, conclui-se que estudos como este, conjuntamente com iniciativas práticas e reais, podem ser uma forma valiosa de retribuir à sociedade parte do investimento realizado na educação de estudantes de universidades públicas, como a UNIFEI.